Location via proxy:   [ UP ]  
[Report a bug]   [Manage cookies]                
Busca avançada
Ano de início
Entree
X

Criar um alerta por e-mail


Novos resultados para a sua pesquisa em seu e-mail, semanalmente.

Seu e-mail:

Tamanho do e-mail:



Seu endereço de e-mail não será divulgado.
Refine sua pesquisa
Pesquisa
  • Uma ou mais palavras adicionais
  • Tipo de organização conveniada
  • Situação
  • Colaboração no país
  • Colaboração com a instituição
  • Programas de Infraestrutura de Pesquisa
  • Colaboração - cidade de origem
  • País do acordo
  • Publicações científicas
  • Programas voltados a Temas Específicos
  • Instituição Sede
  • Área do conhecimento
  • Ano de início
  • Ano de término
  • Programas de Pesquisa direcionados a Aplicações
  • CNAE
  • Acordo de Cooperação
  • Projetos de Pesquisa
  • Ano de vigência
Excel (CSV)  
|
555 resultado(s)
Página 1 de 56
Resumo

The First International Conference on Bamboo Development in Southern Countries is being held, aiming to exchange experiences, best practices, and learn about the progress in bamboo development to provide guidance for creating a roadmap for its growth in Southern countries. There will be 02 days of speeches from government, scientists and companies, and 02 days of practical activities with bamboo. (AU)

Resumo

O I Simpósio de Saúde Coletiva e Políticas Públicas é um evento acadêmico-científico, a ser realizado nos dias 05 e 06 de outubro de 2023, na Faculdade de Ciências e Letras de Assis (FCL - UNESP), que tem como objetivo reunir estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, professores e pesquisadores da Saúde Coletiva e Políticas Públicas e áreas complementares. A temática versará sobre "O amanhã e o hoje: em defesa do SUS como direito à vida nos territórios", pretende-se construir um espaço para apresentações, debates e reflexões sobre o SUS como expressão do direito humano à saúde perpassado pelas interseccionalidades de gênero, raça, etnia e branquitude. Desse modo, ressaltando a importância do papel político das comunidades, entidades e movimentos sociais no sentido de desvelar a realidade das necessidades de saúde da população brasileira. Neste passo, compreendendo os espaços das conferências de saúde como fundamentais para destacar as vozes e as participações populares, o simpósio ocorrerá após três meses da etapa nacional da 17ª Conferência Nacional de Saúde e o intuito é, também, refletir sobre as reverberações dos diálogos e deliberações ocorridas na tal. O evento será gratuito e terá uma programação com atividades de: mesa de abertura, mesas redondas com pesquisadores e profissionais, apresentações de trabalhos de comunicações orais no tocante a pesquisas científicas, experiências profissionais e de projetos extensionistas e minicursos temáticos. Para complementar, serão realizadas movimentações de natureza cultural e lançamentos de livros acadêmicos. Mediante a programação planejada espera-se promover a circulação de conhecimentos conectados com as construções científicas a fim de elucidar um evento acadêmico potencializador para se pensar a Saúde Coletiva nos dias atuais. (AU)

Resumo

A Escola São Paulo de Ciência Avançada em Preparação para Enfrentamento de Epidemias parte de uma perspectiva interdisciplinar visando proporcionar uma formação em enfrentamento de epidemias que integre diversas áreas de conhecimento. A abordagem interdisciplinar está ancorada em epidemiologia, políticas públicas em saúde, modelagem matemática, vigilância genômica, imunologia e comunicação em saúde. Foram convidados renomados professores das áreas a serem contempladas, oriundos de instituições internacionais e nacionais, que oferecerão minicursos, que irão das bases ao estado da arte em cada um dos campos. Adicionalmente, o programa prevê dois períodos com atividades práticas a serem desenvolvidas em laboratório de genômica, análise de dados e modelagem, e investigação de surtos. Um espaço substancial está sendo dedicado à atividade de grupo, cada qual consistindo em aproximadamente 10 estudantes de diferentes áreas de conhecimento, emulando uma sala de situação, e trabalhando desafios propostos pela organização. Os grupos terão monitoria de professores paulistas. No último dia da escola haverá as apresentações dos resultados do trabalho desses grupos. A escola reservará tempo para apresentações de pôsteres sobre as pesquisas realizadas estudantes, um espaço pensado para a troca de experiências e formação de networking; visitas às instalações de instituições de ensino/pesquisa/assistência à saúde de São Paulo, apresentações de grupos de pesquisa paulistas e uma palestra da FAPESP. Palestrantes confirmados: Art Reingold (UC Berkeley); Neil Ferguson (Imperial College); Ester Sabino (FMUSP); Marcia Castro (Harvard); Guilherme Werneck (UERJ); Julia Raifman (Boston University); Philippe Lemey (KU Leuven); Maria Rita Donalísio (Unicamp); Nuno Faria (Imperial College); Ana Maria Caetano de Faria (UFMG); Pedro Arcos (Univ. Oviedo); Leonardo Bastos (Fiocruz/RJ); Lorena Barberia (USP); Deisy Ventura (USP) e Nurit Bensusan (ISA). (AU)

Psicologia afrocentrada no Brasil

Processo:23/04118-8
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de junho de 2023 - 31 de maio de 2024
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Convênio/Acordo:Programa FINEP - Centelha SP
Pesquisador responsável:Simone Gibran Nogueira
Beneficiário:
Empresa:50.086.840 Simone Gibran Nogueira
CNAE: Edição de livros
Ensino de arte e cultura
Atividades de ensino não especificadas anteriormente
Assunto(s):Políticas públicasHistóriaEducaçãoCulturaRacismoAntirracismo
Resumo

As Formações Terapêuticas em Psicologia Afrocentrada são nosso infoproduto pivô em 2022 e foram desenhadas a partir da validação de 3 protótipos em 2021. São formações continuadas online de 50 e 80 horas sobre Psicologia, relações étnico-raciais e antirracismo, ministrada por uma pós-doutora no assunto, com encontros sincrônicos quinzenais. São poucas as graduações em Psicologia que ofereciam uma disciplina sobre a relações étnico-racial e eram poucos, curtos e descontínuos os cursos online (15) sobre o assunto em Psicologia. Além disso, nosso serviço é inovador em vários aspectos valorizados por nossos clientes: 1) oferece currículo inédito com abordagem afrocentrada; 2) articula e disponibiliza referências internacionais afro-diaspóricas de difícil acesso; 3) oferece orientação para elaboração de projeto de afrocentramento; 4) valoriza a trocas de experiências entre participantes; 5) e conta com a participação de detentores da cultura afro-brasileira. Existem benefícios pedagógicos, sociais e terapêuticos para os clientes: 1) acessam conhecimentos potentes para superação das relações racializadas; 2) encontram ambiente acolhedor para trocar experiências e reflexões críticas que fortalecem suas identidades sociais e profissionais; 3) são estimulados a refletir sobre sua vida cotidiana e prática profissional com vistas a propor projeto de mudança num sentido antirracista; 4) tem a oportunidade aprender sobre história e cultura afro-brasileira na convivência com detentores. (AU)

Rede digital de mapeamento de singularidades criativas locais

Processo:22/14801-4
Linha de fomento:Auxílio à Pesquisa - Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas - PIPE
Vigência: 01 de fevereiro de 2023 - 31 de janeiro de 2024
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação
Convênio/Acordo:Programa FINEP - Centelha SP
Pesquisador responsável:Joice Dantas Leal
Beneficiário:
Empresa:Mapeamento de Criatividade Consultoria Ltda
CNAE: Outras atividades de prestação de serviços de informação não especificadas anteriormente
Atividades de consultoria em gestão empresarial
Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas
Pesq. associados:

Elisabete Barbosa Castanheira ; Gina Gulineli Paladino ; Izamara Vanessa Carniatto

Assunto(s):Desenvolvimento econômicoDesenvolvimento regionalEconomia criativaCidades criativasPolíticas públicasTecnologias da informação e comunicação
Resumo

A Rede de mapeamento de criatividades vai disponibilizar aos municípios um serviço inovador para ajudar os gestores públicos e investidores privados a tomar decisões eficientes e eficazes no fomento aos segmentos da economia criativa. Este serviço de informações e dados de alto valor agregado apresenta diferencial em relação às soluções existentes, porque incorpora a utilização das TIC como facilitadora e redutora de custos, num modelo de negócio que atende às demandas crescentes deste setor. (AU)

Resumo

X SIMPÓSIO SOBRE REFORMA AGRÁRIA E QUESTÕES RURAIS, MUDANÇAS CLIMÁTICAS, MUNDO RURAL E PRECARIZAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS9 a 11de novembro de 2022Quarta-feira, 9 de novembro de 202220h às 22hMesa 1- Dimensões Socioambientais das Mudanças Climáticas: Perspectivas e PossibilidadesCoordenação: José Maria Gusman Ferraz (UNIARA/UNICAMP)Quinta-feira, 10 de novembro de 20229h às 12HMesa 2 - Mudanças Climáticas e Insegurança Hídrica no Meio Rural: os Desafios das Políticas PúblicasCoordenador: Osvaldo Aly Júnior (UNIARA)18h às 20 h - Roda de Conversa: Relatos de Experiências dos Núcleos de Pesquisa e Extensão Universitária no Meio Rural Coordenação: Thauana Paiva de Souza Gomes (UNIARA/Faculdade Estácio) Sexta-feira, 11 de novembro de 20229h às 12hMesa 3: Agroecologia e Resistências: Adaptações às Mudanças do Clima e Populações VulneráveisCoordenação: Henrique Carmona Duval (UNIARA/UFSCar - Lagoa dos Sinos)Sessões temáticas (Apresentação de trabalhos)Agroecologia e Alternativas da Produção AgrícolaCoordenação: José Maria Gusman Ferraz (UNIARA) A Questão da Água no Mundo Rural na Atualidade no Brasil e na América Latina Coordenação: Osvaldo Aly Júnior (UNIARA)Alternativas de Extensão Rural e de Assistência Técnica Coordenação: Oriowaldo Queda (UNIARA)Dilemas sobre a Titulação e Perspectivas para o Futuro dos Assentamentos Coordenação: Luís Antonio Barone (UNESP/Presidente Prudente)Segurança alimentar, fome e saúde Coordenação: Luiz Manoel de Almeida (UNIARA/UFSCarExperiências em Educação do CampoCoordenação: Gislaine Cristina Pavini (UNIARA)Transgênicos e AgrotóxicosCoordenação: Maria Lúcia Ribeiro (UNIARA)Comercialização, Mercados Institucionais e Políticas PúblicasCoordenação: Newton Narciso Gomes Junior (UNB)Gênero e Geração no Meio RuralCoordenação: Larissa Sapiensa Galvão Leal (AU)

Resumo

Entre os dias 9 e 11 de novembro a UNICAMP vai sediar o I Seminário Internacional "REFÚGIO ACADÊMICO" com a participação da Cátedra Sérgio Vieira de Mello/UNICAMP; do Institut Convergences Migrations/ Paris (ICM), do Programme PAUSE/PARIS, da FAPESP reunindo docentes, pesquisadores, alunos, representantes de refugiados e de programas institucionais visando fomentar o debate e a reflexão sobre deslocamentos forçados contemporâneos e igualmente sobre a possibilidade de inserção de estudantes, docentes e pesquisadores no ambiente acadêmico brasileiro. (AU)

Resumo

Em nossa proposta iremos estudar os efeitos de distúrbios antrópicos sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos. O Estado de São Paulo possuiu um histórico antigo de ocupação humana, por outro lado, o Estado de Goiás, atualmente uma das principais regiões do agronegócio no Brasil, tem um histórico mais recente de ocupação humana. Desta forma, a comparação dos efeitos dos agroecossistemas sobre a biodiversidade e serviços ecossistêmicos nestas duas regiões pode contribuir para um melhor entendimento dos efeitos dos distúrbios antrópicos e guiar estratégias de manejo, conservação e restauração. Embora alguns trabalhos tenham sido publicados sobre efeito da paisagem na Floresta Atlântica, poucos trabalhos foram feitos no Cerrado e nenhum trabalho analisou comparativamente os dois biomas ou realizou uma análise multi-taxa e em múltiplas escalas. Desta forma, nossa proposta irá contribuir para um entendimento mais amplo de como a perda de habitat, a fragmentação do habitat e a matriz de agroecossistemas afetam as comunidades e as espécies. Além disto, nossa proposta irá integrar dados genéticos, ecológicos e sociais para entender os drivers da perda de biodiversidade no Antropoceno. (AU)

Resumo

Entre as principais convenções aprovadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), figuram as que versam sobre a saúde e segurança no meio ambiente de trabalho. Tais convenções estabelecem duas obrigações principais. De uma parte, elas obrigam os Estados-partes a adotarem políticas preventivas, de modo a reduzir os riscos ocupacionais. Desse modo, os Estados-partes devem proibir o uso de determinados métodos de produção e de determinadas substâncias prejudiciais à saúde e à segurança no meio-ambiente de trabalho. De outra parte, elas obrigam os Estados-partes a imporem obrigações aos empregadores em relação aos seus assalariados, responsabilizando-os pela sua saúde e segurança. Atualmente, essas duas obrigações suscitam muitas controvérsias no Brasil, a exemplo do que ocorre no caso do amianto e da pandemia da Covid-19. O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar de que modo o Estado brasileiro implementa essas duas principais obrigações internacionais em matéria de saúde e segurança do trabalho. Para cumprir esse objetivo, far-se-á um estudo detalhado das convenções da OIT em apreço, do modo pelo qual os órgãos da OIT interpretam essas convenções e do modo pelo qual as jurisdições brasileiras superiores fazem essa mesma interpretação. O estudo se baseará também em um levantamento bibliográfico - livros e artigos em periódicos que nos fornecerão elementos teóricos para uma leitura crítica do direito positivo. (AU)

|
555 resultado(s)
Página 1 de 56
Exportar 0 registro(s) selecionado(s)
Marcar todos desta página | Limpar seleção